Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Pronampe: saiba como o contador pode ajudar o cliente e se beneficiar

Contador, você está sabendo que há R$ 50 bilhões disponíveis como crédito na praça? É isso mesmo! Parece exagero, mas não é. O Pronampe entrou em uma nova fase e você pode se beneficiar com isso! Quer saber como? Fique ligado que já vai descobrir!

Contador, você está sabendo que há R$ 50 bilhões disponíveis como crédito na praça? É isso mesmo! Parece exagero, mas não é. O Pronampe entrou em uma nova fase e você pode se beneficiar com isso! Quer saber como? Fique ligado que já vai descobrir!

O que é Pronampe?

O Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) nasceu durante a pandemia do novo coronavírus com a intenção de ajudar pequenos e microempresários através de empréstimos. E, recentemente, se estendeu para MEIs (Microempreendedores Individuais) e virou uma política de crédito permanente.

O grande chamariz do Pronampe é que ele oferece empréstimo com juros menores e com um prazo maior para começar a pagar, por meio de uma instituição financeira conveniada escolhida pelo empreendedor. Fatos que para uma empresa fazem toda a diferença, não é mesmo?

E vale lembrar que a contratação da operação de crédito é válida até 31 de dezembro de 2024.

Quais são as regras do Pronampe?

Para obter o crédito é preciso seguir algumas regras. Por exemplo, ao optar pelo financiamento, é necessário manter o número de empregados por até 60 dias após receber o crédito. Outro ponto é que a empresa pode pegar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada em 2019.

Agora, se o negócio tiver menos de um ano de funcionamento, o limite de financiamento é de até metade do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal.

Quais são as condições de pagamento?

O valor devido poderá ser dividido em até 48 parcelas, sendo o máximo de carência de 11 meses e mais 37 parcelas para pagamento. A taxa de juros anual máxima será a mesma da taxa Selic, que hoje é de 13,25% ao ano, acrescida de 6%.

Como o contador pode ajudar o seu cliente?

Não é novidade que o contador consegue fazer uma leitura técnica que, muitas vezes, ninguém na empresa é capaz. Ou seja, o profissional contábil pode avaliar a situação do negócio e ajudar na tomada de decisão, por exemplo, mostrando a importância de uma injeção de capital naquele momento da empresa, se for o caso.

Afinal, o dinheiro do Pronampe pode ser usado para investimentos, como aquisição de equipamentos ou realização de reformas, e para despesas operacionais, como salário dos funcionários, pagamento de contas e compra de mercadorias. Porém, é bom lembrar que não pode ser usado para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio.

Além disso, muitas vezes, é o contador quem tem acesso da empresa ao portal e-CAC, no site da Receita Federal. Então, é ele que consegue ver se a empresa tem esta possiblidade.

Como o contador pode se beneficiar?

É importante ter em mente que um empréstimo como este pode mudar a empresa para sempre. Ou seja, pode ser o aporte financeiro que faltava para o negócio se estruturar melhor.