Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Pronampe: pesquisa mostra que 4 em cada 10 empresários da pequena indústria não sabem o que é o programa

Dado reflete a dificuldade de irrigar com crédito os negócios de menor porte.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi), mostrou que quatro a cada dez empresários da indústria ainda não sabem o que é o Pronampe, programa de crédito destinado a negócios de pequeno e médio porte.

O levantamento também apontou que apenas 16% dos entrevistados se sentem bem informados sobre o programa.

O dado ilustra o desafio de irrigar com crédito os negócios de menor porte, responsáveis pela geração de mais de 70% dos empregos com carteira assinada no país em 12 meses até julho.

Na pesquisa contratada pelo Simpi, 30% dos entrevistados de pequenas indústrias citaram a dificuldade de acesso a crédito como a principal dificuldade para abrir um negócio, superando com folga fatores como burocracia (16%) e impostos (3%).

O levantamento, feito entre julho e agosto, também apontou que 46% dos pequenos industriais revelaram terem tido capital de giro insuficiente para manter o negócio.

Pronampe

Criado em 2020 como uma linha emergencial para pequenos e médios negócios, o Pronampe atendeu num primeiro momento cerca de 750 mil empresas, com valor total de R$ 200 bilhões.

Na nova etapa iniciada em 25 de julho, os bancos envolvidos no programa já emprestaram R$ 20,3 bilhões em crédito para mais de 221 mil empresas do país, a maior parte desse montante por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: com informações da Reuters