Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

No mundo, empresa familiar tem dificuldade de sobreviver as gerações

Para ter uma ideia do poderio desse tipo de modelo de empreendimento, no mundo todo, em 2021, as consideradas 500 maiores empresas familiares, em conjunto, geraram 7,28 trilhões de dólares em receitas e empregaram 24,1 milhões de pessoas.

Uma empresa familiar, como o próprio nome sugere, é um negócio em que os proprietários e, muitas vezes, funcionários são integrantes da mesma família e, como consequência, a renda e o patrimônio desses colaboradores estão relacionados aos do estabelecimento. Para ter uma ideia do poderio desse tipo de modelo de empreendimento, no mundo todo, em 2021, as consideradas 500 maiores empresas familiares, em conjunto, geraram 7,28 trilhões de dólares em receitas e empregaram 24,1 milhões de pessoas. Contudo, apesar de todo esse sucesso, um estudo global da PwC destaca que apenas 36% de companhias do tipo conseguem chegar na segunda geração. Para piorar, nas seguintes, esse número se reduz ainda mais: 19% sobrevivem a terceira e somente 7%, a quarta.

De acordo com o Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, José Antonio Godoy, que lançará em breve um livro sobre o assunto, a falência das empresas familiares, com o passar das gerações, acontece pela falta de preparo dos sucessores pelos atuais empreendedores: “Quando os donos começam a pensar no assunto muitas vezes já é tarde e então fica difícil de estabelecer um modelo de continuidade para manter em pé os negócios na família”.

A obra, intitulada “Empresa Familiar: Desafios e Futuro”, tem previsão de lançamento oficial na segunda quinzena de 2023. O autor explica que a ideia de escrever a respeito do assunto surgiu por causa das suas atividades de consultoria nos últimos 30 anos, dedicadas à empresa familiar, na orientação e desenvolvimento de projetos objetivando a continuidade e sucessão dos negócios: “Cheguei à conclusão que estava na hora de começar a colocar no papel minhas experiências, no intuito de auxiliar as pessoas. Dentre os principais desafios da empresa familiar hoje, o da sucessão se destaca, por ser um assunto que trata diretamente sobre o funcionamento da empresa em caso de afastamento, por qualquer razão, de um ou mais empreendedores. A grande questão é: como ela terá continuidade? Quem dará a sequência?”.

A produção gráfica do livro, com 50 páginas voltadas para profissionais da Contabilidade, advogados, professores, empresários, administradores de empresa e estudantes, foi realizada pela consultora gráfica Sonia Piacentini. Já a impressão e acabamento foram desenvolvidos pela Gráfica Bueno Teixeira.

Em um primeiro momento, a obra será disponibilizada em formato PDF gratuitamente para os interessados. Para saber mais sobre o lançamento desta esta e outras obras dos acadêmicos da APC, acesse o site da Academia ou nos acompanhe nas redes sociais.