Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Nova regra do governo vai beneficiar 11 milhões de trabalhadores

A partir de abril, os trabalhadores deverão se beneficiar da nova modalidade de uso do FGTS. Veja agora o que é essa novidade!

O Governo Federal definiu uma nova possibilidade de uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), com a nova medida cerca de 11 milhões de pessoas podem ser beneficiadas.

A novidade diz respeito a utilizado do saldo do FGTS para o financiamento de imóveis com saldo futuro. Chamado de FGTS Futuro ou FGTS Consignado, o mesmo será disponibilizado pela Caixa para financiar moradias do Programa Casa Verde e Amarela.

Veja a seguir tudo sobre a nova modalidade do uso do FGTS, quem vai se beneficiar e quando a nova medida entrará em vigor para os brasileiros.FGTS Futuro

Previsto para ser liberado a partir de abril, a ideia é que a nova modalidade de uso do FGTS esteja disponível para famílias com renda mensal bruta de até R$ 2,4 mil.

Com o FGTS Futuro, as parcelas futuras do FGTS poderão ser incorporadas na base de cálculo da capacidade de financiamento do imóvel no programa Casa Verde e Amarela do solicitante. Podendo então aumentar em média 8% a capacidade de compra do trabalhador.

A novidade deverá iniciar em abril, pois, a publicação das normas operacionais devem ocorrer próximo ao dia 18 de janeiro e a novidade entrará em vigor 90 dias após essa publicação.

A utilização do FGTS futuro para a modalidade ficará a critério do trabalhador, que poderá aderir ou não a novidade, isso porque a operação oferece alguns riscos, como bloquear o saldo do Fundo de Garantia em questão do financiamento.

Contudo, a medida em paralelo irá lançar novamente o que era conhecido como Fundo Garantidor da Habitação Popular, cujo objetivo é cobrir uma possível inadimplência caso o trabalhador fique desempregado.