Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Pagamentos das aposentadorias do INSS são adiados e nova data já foi anunciada

Como foi divulgado desde o ano passado pelo próprio INSS, os pagamentos dos seguros de 2023 começam a ser efetuados no dia 25 de janeiro.

Como foi divulgado desde o ano passado pelo próprio INSS, os pagamentos dos seguros de 2023 começam a ser efetuados no dia 25 de janeiro. Porém, foi anunciado esta semana que um grupo de beneficiários só receberá o depósito depois dessa data.

No dia 25 de janeiro é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo, portanto, é feriado municipal para os moradores da capital paulista. Sendo assim, os bancos da cidade não funcionarão na data, o que gerou um adiamento dos depósitos programados para este dia.

O grupo de beneficiários do INSS que mora em São Paulo e deveria receber o seguro nesta quarta-feira, segundo o calendário da autarquia, só vai poder ter acesso ao benefício no dia seguinte, 26 de janeiro. Para os demais locais do país sem feriado, o calendário será seguido normalmente.

Recebem o pagamento no dia 25 de janeiro os aposentados, pensionistas e beneficiários que ganham do INSS o valor mensal de um salário mínimo e têm como último dígito do cartão previdenciário o número “1”. Lembrando que o dígito considerado nessa lógica é o que vem antes do traço.

Neste ano, o grupo de segurados que recebe o piso do benefício recebe um aumento no valor, conforme o reajuste do salário mínimo. Para 2023, o piso nacional determinado pelo Governo Federal corresponde a R$ 1.302. Todos os beneficiários que têm direito a este valor receberão o pagamento referente ao mês de janeiro até o dia 7 de fevereiro.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS
Benefício com final 1 – 25 de janeiro*
Benefício com final 2 – 26 de janeiro
Benefício com final 3 – 27 de janeiro
Benefício com final 4 – 30 de janeiro
Benefício com final 5 – 31 de janeiro
Benefício com final 6 – 01 de fevereiro
Benefício com final 7 – 02 de fevereiro
Benefício com final 8 – 03 de fevereiro
Benefício com final 9 – 06 de fevereiro
Benefício com final 0 – 07 de fevereiro

*Beneficiários da cidade de São Paulo com NIS final 1 receberão apenas na quinta-feira (26)

Já o aumento do seguro de quem recebe mais que um salário mínimo foi determinado tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A variação divulgada, que se refere ao ano de 2022, foi de 5,93%, e esse foi o percentual aplicado no reajuste dos benefícios que excedem o valor do piso.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS
Benefício com final 1 e 6 – 1 de fevereiro
Benefício com final 2 e 7 – 2 de fevereiro
Benefício com final 3 e 8 – 3 de fevereiro
Benefício com final 4 e 9 – 6 de fevereiro
Benefício com final 5 e 0 – 7 de fevereiro