Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Como Fazer A Demonstração Das Mutações Do Patrimônio Líquido?

Entenda a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

As mutações do Patrimônio Líquido são as variações ocorridas nos valores que compõem o patrimônio líquido de uma empresa, como resultado das operações realizadas ao longo de um determinado período.

Essas mutações podem ser apresentadas em uma Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), que tem como objetivo demonstrar de forma clara e objetiva as principais movimentações que ocorreram no patrimônio líquido de uma empresa.

A DMPL é composta por duas partes principais: a primeira apresenta a situação do patrimônio líquido no início do período, enquanto a segunda apresenta as mutações ocorridas durante o período.

Principais mutações

As principais mutações que podem ocorrer no patrimônio líquido são:

Capital Social: refere-se às variações ocorridas no valor do capital social da empresa, como aumento ou redução do valor nominal das ações.

Reservas de Capital: são reservas criadas pela empresa para registrar os ganhos de capital obtidos em operações como a venda de ações acima do valor nominal, entre outras.

Reservas de Lucros: são reservas criadas pela empresa para registrar parte dos lucros obtidos em operações anteriores. Essas reservas podem ser distribuídas aos acionistas em forma de dividendos, ou mantidas na empresa para uso futuro.

Ajustes de Avaliação Patrimonial: são ajustes feitos no valor dos ativos e passivos da empresa, com o objetivo de refletir seu valor justo de mercado.

Prejuízos Acumulados: refere-se aos prejuízos acumulados pela empresa ao longo de sua existência. Esses prejuízos podem ser utilizados para compensar lucros futuro

Como fazer a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido?

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório contábil que apresenta as variações ocorridas no patrimônio líquido da empresa em um determinado período, indicando as origens e os valores envolvidos nessas mutações. Para elaborar a DMPL, siga os seguintes passos:

  1. Obtenha o Balanço Patrimonial: Antes de começar a elaboração da DMPL, é necessário ter o balanço patrimonial do período anterior, para que seja possível comparar as mutações ocorridas no período atual.
  2. Identifique as contas que afetam o patrimônio líquido: As contas que afetam o patrimônio líquido incluem o capital social, reservas de capital, reservas de lucro, ajustes de avaliação patrimonial e lucro ou prejuízo acumulado.
  3. Registre as mutações: Registre todas as mutações que afetaram as contas do patrimônio líquido, indicando sua origem e valor. As principais mutações que devem constar na DMPL são as seguintes:
  • Aumento ou redução do capital social;
  • Incorporação de reservas de capital ao capital social;
  • Criação ou reversão de reservas de lucro;
  • Criação ou reversão de ajustes de avaliação patrimonial;
  • Apuração do lucro ou prejuízo do período;
  • Distribuição de dividendos.
  1. Calcule o saldo final do patrimônio líquido: Some as mutações ocorridas no período ao saldo inicial do patrimônio líquido, obtido a partir do balanço patrimonial anterior. O resultado será o saldo final do patrimônio líquido do período.
  2. Elabore a DMPL: Organize as informações obtidas nos passos anteriores em uma tabela ou relatório, indicando as mutações ocorridas no período e o saldo final do patrimônio líquido. A DMPL deve ser elaborada de acordo com as normas contábeis aplicáveis.

Lembrando que a DMPL é uma obrigação contábil das empresas e deve ser elaborada por um profissional capacitado, como um contador.